sábado, 4 de julho de 2009

Politizada ( q.b.)


Eu sei que sou politizada q.b. (quantidade bastante) porque quero, porque gosto, e gosto porque quero saber como comandam a minha vida e desengane-se quem pensa que manda na sua vida, para além dos obstáculos imprevistos que ninguém pede e todos temos, o resto da vidinha é comandada pelos políticos sejam os nossos, sejam os Europeus, do Médio Oriente, da Ásia, América Latina ou do Norte. Desengane-se quem pensa que a política não nos interessa. Se não vejamos, se aumentam o preço dos combustíveis, mesmo que o preço do barril esteja baixo, se nos vão pôr chips nas matrículas do carro, se temos de ter o cartão de cidadão, se me descontam logo no ordenado uma parte grande dos impostos, se há crise económica, fui eu que decidi? Fui eu que pedi? Fomos todos? Seguramente que não! Por isso procuro saber o que se passa no Mundo e o Mundo não é só cá este quadradinho virado para o Mar quase todo, coisa rara a não ser que fossemos uma ilha o que agradeço não ser, que morria só de saber que não me podia expandir à vontade pelo meu Continente e teria de apanhar um avião como apanhamos quando queremos ir mais além…
Ora tudo isto vem a propósito dos noticiários televisivos, vejo todos incluindo a TVI, mesmo que à sexta-feira fique com um ataque de nervos de ver a MMG, que ainda há-de dar maioria absoluta ao PS à custa do que faz e diz nas noites de sexta-feira. Já ouvi muito boa gente dizer, “ coitado do Sócrates” a começar na minha fada do lar, que ontem se me apresentou cá em casa, com ar constrangido a dizer
- Desculpe, mas vou votar no Sr. Eng. Sócrates” olhei-a estupefacta a pensar porque raio haveria eu de saber a sua decisão e perguntei-lhe isso mesmo
- Estou a dizer-lhe porque gosto muito de si, sei que não gosta dele, mas eu vou votar nele, coitado respondeu-me
-Coitado? Perguntei – lhe
- Sim, ontem vi o que aconteceu com o ministro Pinho
Fiquei a olhar para ela, admirada, percebeu a minha cara e continuou
- É que eu conheço-o, mora aqui perto da senhora e é muito simples, tem mesmo cara de boa pessoa, coitado e aquela senhora esquisita da TVI, enerva-me, coitado do Sr. Eng. Sócrates
- Queres ser despedida? Queres? Respondi-lhe a rir
E lá fiz o meu comício caseiro, a explicar-lhe que maiorias absolutas davam mau resultado, etc., etc., etc.. ouviu-me pacientemente, bateu com a cabeça concordando com o que eu ia dizendo..e rematou
- Tem razão mas eu vou votar nele, Coitado!
Nada a fazer, até porque sou democrática, vote onde quiser, mas estou já a ver no que isto vai dar daqui a 3 meses.
De qualquer modo seja neste, ou outro qualquer canal, parto para o noticiário com esperança de ser elucidada de como vai o Mundo para além do nosso, nada, quase nada, a não ser explosão, em Madrid morreram x pessoas.. acidente em auto-estrada perto da fronteira russa.. morreram y pessoas, eleições no Benfica, Cristiano Ronaldo dá entrevista, etc. etc… Caraças, é do caraças, isto,.. o que se passa na Somália? O Irão como está? E o Afeganistão para além de mais um ataque como vão as coisas? O Iraque? Paquistão? A crise económica? A verdade do h1n1?
Não há dinheiro para fazer noticias? Não ? Estranho muito, mas há dinheiro para pagar aos comentadores políticos de sempre em todos os canais, que opinam, opinam, opinam tanto que já sabemos antes de falarem o que vão dizer.Eu cá gostava de ter a minha própria opinião, e não a dos outros, e tenho mas tem de ser por outras vias….

1 comentário:

  1. E não é que eu propria, nascida e bem criada, como uma menina culta b.q (nao o suficiente) com estreitos valores com ganchinho à esquerda, valores humanos de igualdade, literacia e saude para todos, dei por mim a pensar votar no primo porque ... coitado.

    O pior... ando a pensar nisto ha largos meses.

    Bem sei que vou ser deserdada...

    Beijos

    E aplausos :)

    O filho

    ResponderEliminar